Apresentação

A Semana da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Goiânia é promovida anualmente desde 2010. A Semana, organizada pela Coordenação da Área Acadêmica de Matemática do IFG – Campus Goiânia, destinada aos alunos do curso de licenciatura em matemática e demais cursos atendidos pela coordenação de matemática do IFG, objetiva difundir/divulgar o conhecimento matemático produzido em âmbito regional à comunidade acadêmica do IFG – Campus Goiânia, congregar alunos e professores, estimular os alunos a participar de eventos científicos e divulgar os trabalhos realizados no âmbito do curso, além de reunir a comunidade acadêmica para promover o intercâmbio entre as áreas afins à Matemática, interagir conhecimentos e mostrar a importância das parcerias entre pesquisadores/instituições na formação do professor de matemática.

A realização deste evento contribui com a formação cientifica, tecnológica, inovadora e educacional dos participantes, de modo a incentivar a comunidade à criatividade e à inovação na produção de conhecimentos e na importância da participação nos eventos científicos.

A semana de Matemática conta ano a ano com a participação de renomados professores e pesquisadores da área de matemática, não só da região centro-oeste, mas também de todo o país. Também são promovidas seções técnicas em que os alunos dos cursos de Matemática (graduação e pós-graduação) e áreas afins da região têm a oportunidade de expor seus trabalhos, sejam de iniciação cientifica, trabalho de conclusão de curso, monografia de especialização, etc.

Desde o ano de 2020 com o advento da pandemia provocada pela COVID-19 a coordenação de matemática tomou a iniciativa de realizar o evento de forma remota, com transmissões ao vivos e vídeos gravados todos disponibilizados no canal Semana da Licenciatura em Matemática no YouTube, criado especialmente para realização dos eventos.

Esperamos que os efeitos da pandemia passe e que possamos estar novamente reunindo nossa comunidade para trocarmos experiências que, sem dúvida nenhuma, contribuem de forma definitiva para a formação de novos professores.